quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nossa luta pela transposição- 23 . Parte do nosso sonho.

O Rio desce de uma altura de 119 metros e forma a Cachoeira do Ferro Doido.
Comprimento 500 km
Nascente Morro do Chapéu
Altitude da nascente 1.011 m
País(es) Brasil
O Rio Jacuípe é um rio brasileiro que banha o estado da Bahia.

Oi, minha gente.

Retiramos esta foto da Wikipédia do Google.

Que saudade e a quantos anos ninguem mais pôde admirar uma situação semelhante.

A belíssima cachoeira do Ferro Doido, em plena Chapada Diamantina, de onde desce o Rio Jacuipe, para, no início das planuras do Piemonte, acumular-se na Barragem do França, divisa dos municípios de Piritiba e Miguel Calmon, extravasar e depois de alguns pequenos barramentos , acumular-se novamente na pequena Barragem de Morrinhos, operada pela Embasa na divisa dos municípios de Mairi, Várzea da Roça e Várzea do Poço, e, após, formar o belíssimo lago da Barragem João Durval Carneiro , com  5.500.000 metros cúbicos de água, que separa o município de Várzea da Roça ( toda a margem direita) dos seus vizinhos São José de Jacuipe, Várzea do Poço e Quixabeira e extravasando ir unir-se, como afluente principal da margem esquerda, ao Rio Paraguaçu, na Barragem de Pedra do Cavalo, auxiliando o abastecimento da Região Metropolitana de Salvador e as cidades do Recôncavo bahiano, depois de atender toda a região sisaleira do estado.

Maravilhoso e maltratado Rio de Jacuipe, fonte de viver de tanta gente. Sonho com o dia em que os dirigentes de todos os municípios banhados e atravessados por ele, tomem conhecimento da sua importância passada, presente e futura e disponham-se a preservá-lo e protegê-lo, para que o tenhamos sempre, útil e prestativo, emprestando as suas águas para diversos bons usos.

Observem os senhores a altura da cachoeira do Ferro Doido - 119 metros. Um edifício de 40 andares. Um maravilhoso potencial de geração de energia elétrica, se pudéssemos ter, permanentemente, uma vazão transposta do Rio São Francisco, movendo uma turbina, além do incremento do turismo ecológico, indústria limpa, em um ponto de belezas naturais maravilhosas, como se pode observar na foto.

A nossa campanha pela transposição já chega aos centros de decisão do estado. Pedimos, inicialmente, apenas que se iniciem os estudos de viabilidade técnica para que as águas do Rio São Francisco cheguem às alturas do Morro do Chapéu e de lá despenquem para nos dar vida. A estrada está pronta de lá para cá.

Hoje, na situação em que a nossa região se encontra, eu diria que não caberiam mais estudos para se decidir sim ou não pela transposição. Os estudos deveriam ser orientados para se descobrir a melhor solução de viabilizar a tranferência das águas. Seja por canais em diversos níveis até  a cidade de América Dourada, seja utilizando-se a calha do Rio Jacaré ( Vereda de Romão Gramacho), com um grande reservatório de acumulação em América Dourada e aí partindo uma grande adutora até o alto do Morro.
Soluções de engenharia teremos inúmeras. Recursos......aí está o problema.... devem sempre surgir quando se destinam a proporcionar condições de vida digna a parte expressiva da população, razão da existência de qualquer governo, e que para ela deve estar sempre com os seus olhos voltados.

Confiamos na sensibilidade do Governador Jaques Wagner. Quando nos referimos ao despreparo do Estado da Bahia para o enfrentamento com a seca, que o Governador está agora vivenciando, nos referimos a décadas de projetos acumulados e nunca empreendidos, ao contrário dos outros estados nordestinos que investiram fortemente na acumulação de águas e agora com a transposição do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional veem coroados os seus esforços estruturantes, pois , além da grande quantidade de águas armazenada, têm agora, grande parte das suas principais bacias interligadas, dando-se ao luxo de dirigir 70 % das águas transpostas apenas para irrigação, enquanto aqui, nós sonhamos com 100 % da pequena transposição  para consumo humano e animal, com pequeníssima parcela voltada para irrigação praticada pela agricultura familiar.

Confiamos na sensibilidade dos deputados dos diversos partidos, que são votados na região, liderados pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo, que desde que tomou conhecimento da nossa idéia, tem sido um grande incentivador e defensor entusiasmado, para que o pleito tome a cada momento mais volume e seja reconhecida a sua importância.

Confiamos na capacidade dos políticos locais em todos os municípios da região, para que unam suas vozes à nossa e engagem a sociedade civil organizada nesta luta, cada vez mais necessária.

O problema está instalado e é de todos nós , sertanejos, que precisamos de água para viver.

Teremos um grande seminário sobre abastecimento de água na região no próximo dia 25 de maio, na cidade de Várzea da Roça, promovido pelo CODES - Jacuipe, e segundo a Professora Joilma Rios, que nos informou e nos convidou, todos os gestores municipais da região foram convidados, alguns secretários estaduais e deputados votados na região, sociedade civil organizada e diretores de órgãos envolvidos com o problema. Com certeza, será um grande foro de debates e que do seminário saia uma proposta real e efetiva a ser encaminhada ás autoridades maiores do estado e do país para solução desse problema que nos aflige a todos.

Daqui do blog Bahia de Verdade nossos votos de sucesso para o evento e agradecimentos de toda a região aos idealizadores.

Deus nos dê forças, ânimo e voz, para que possamos prosseguir nessa luta, até o convencimento dos nossos governantes, de que a transposição é a única solução viável e possível para que tenhamos uma fonte segura, confiável e permanente de água de boa qualidade para todos nós.




Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com
Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário