As pessoas que nos acessam e que têm contato com as prefeituras da região ou as câmaras municipais de vereadores, procurem saber se os seu municípios já criaram o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, já instituíram o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, e mais preocupante, se já elaboraram ou estão elaborando o Plano Local de Habitação de Interesse Social, este último, o prazo final de apresentação ao Ministério das Cidades esgota-se no dia 31 de dezembro de 2012.
O Ministério das Cidades está oferecendo aos municípios até 50.000 habitantes a possibilidade de apresentar um plano simplificado cujo manual está acessível pela internet, acesse pelo google, manual simplificado do PLHIS.
É muito importante, pois a presidente Dilma Rousseff, no Programa Minha Casa Minha Vida, PAC-2, está oferecendo aos municípios a oportunidade de apresentarem projetos ao Ministério das Cidades na área de Habitação, beneficiando famílias que habitam em áreas de risco, em áreas insalubres, que vivem com filhos dentro da casa dos pais ( coabitação), que possuam renda até 3 salários mínimos e preferencialmente , pessoas inseridas no Bolsa Família.
MAS, OS MUNICÍPIOS TÊM QUE APRESENTAR O " CPF "- CONSELHO, PLANO E FUNDO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
A outra boa novidade é que podem apresentar também projetos para Habitação na zona rural, tanto para quem não tem casa como para quem tem casas de taipa, ou adobe cru, que podem ser reconstruídas de maneira a oferecer moradia mais digna.
E, reparem só: as casas tem piso cerâmico na casa inteira, tem revestimento cerâmico nas parede da cozinha e do banheiro, tem forro de pvc na casa inteira, e tem uma área de serviço coberta nos fundos. Coisa muito digna e daqui do nosso blog Bahia de Verdade, os agradecimentos pelo serviço ao nosso povo e as felicitações por essa iniciativa da nossa Presidente Dilma.
Essas ações enobrecem o Governo. Valeu , Presidente.
O Governador Jaques Wagner também está atento:
Reduzir carência de habitação – Ao se referir ao lançamento da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, na sexta-feira passada, com a presença do ministro das Cidades, Mário Negromonte, o governador afirma que a sua preocupação, ao longo desses quatro anos, é reduzir bastante o número de pessoas com carência de habitação.
O governador Jaques Wagner, em seu programa de rádio, esta semana, também fez referencia ao novo programa de habitação. disse o governador:
" A Bahia é o Estado que mais construiu habitações populares, com 101 mil moradias na primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida. Nos quatro anos do meu primeiro mandato, somando os programas estaduais e federais, o Estado construiu 178 mil novas unidades habitacionais para a população. “Espero, nos oito anos do nosso governo, ter contribuído bastante para dar mais cidadania às famílias baianas, tendo uma casa digna para morar”.
Que o querido Deus continue a guiar as ações dos nossos governantes, sempre na direção de atender os anseios mais justos da nossa gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário