quarta-feira, 28 de março de 2012

Nossa luta pela transposição - 16. Providencias do Sr. Governador em relação à seca atual.


Oi, minha gente.

Reproduzimos abaixo, o Boletim Informativo da AGECOM, publicado ontem , terça feira, 27 de março de 2012.

Muitas medidas imediatas, muita preocupação do Sr. Governador, mas, a cada dia evidencia-se a certeza da  NÃO EXISTENCIA DE UMA FONTE PERENE, SEGURA e CONFIÁVEL DE ÁGUA DE BOA QUALIDADE EM NOSSA REGIÃO.







Wagner fala de obras de combate à seca e celebra programa de rádio de número 200

O programa de rádio Conversa com Governador - canal de diálogo semanal com a comunidade baiana - chega ao número 200 e é destacado pelo governador Jaques Wagner nesta terça-feira (27). Na mesma edição, Wagner agradece o apoio das emissoras e dos profissionais que retransmitem o programa e fala da comemoração na manhã desta terça, no Hotel Fiesta, em Salvador, quando será homenageado o radialista Manoel Canário. O evento terá a participação de 250 jornalistas, especialmente da área do rádio, da capital e interior do Estado.
Wagner diz que lembra do primeiro programa gravado em outubro de 2007, na sede do Irdeb, “e agora a gente faz essa gravação diretamente do gabinete do governador. Tenho certeza de que nós, em 200 edições, passamos boas informações”. No programa, o governador destaca ainda as medidas emergenciais do Estado para o enfrentamento aos efeitos da seca no interior da Bahia e parabeniza a cidade de Salvador pelo aniversário dos 463 anos de fundação na próxima quinta-feira (29).

Convênios - Jaques Wagner comenta sobre os efeitos da longa estiagem no semiárido baiano e cita o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, inclusive a assinatura de convênios com o ministro Fernando Bezerra destinando quase R$ 220 milhões para reforçar os projetos contra a seca na região. Ele enfatiza que a estiagem vem se configurando como a mais dura dos últimos 40 anos e tem causado problemas muitos graves.
“É preciso esclarecer à população que a seca não é só deste ano e se prorroga por três anos consecutivos”, afirma Wagner, acrescentando que nos últimos anos o governo estadual vem enfrentado o problema com medidas importantes como a construção das Adutora do Algodão, para levar água do Rio São Francisco para a região de Guanambi, e da Adutora do São Francisco, saindo do município de Xique-Xique para Irecê.
“Estamos tratando também a adutora de Pedras Altas, de Ponto Alto, para ampliar o abastecimento mais seguros a diversos municípios, beneficiando várias regiões, inclusive a agricultura familiar, que ainda perdeu plantações devido à seca”.

Obras estruturantes - O governador informa também que está pagando R$ 40 milhões a 67 mil famílias que tiveram a produção frustrada nas duas safras anteriores. Ele diz que o governo não tem descuidado do problema das obras estruturantes como a construção das grandes adutoras. Explica que ministro Fernando Bezerra garantiu ter empenhado o dinheiro para as obras de construção da barragem do Rio Pardo, “que vai perenizar e tranquilizar o abastecimento de água em Vitória da Conquista”.
O governador destaca ainda que está fazendo um esforço grande para acelerar a instalação de poços perfurados, que vão garantir água, principalmente, para o consumo humano e que esses projetos fazem parte do programa estadual Água para Todos, que, inclusive, inspirou programa nacional com o mesmo nome implantado pela presidente da República Dilma Rousseff. “Com o nosso programa já levamos água de qualidade para mais de quatro milhões e meio de baianos”.

Aniversário - Os 463 anos de Salvador também merece atenção especial de Jaques Wagner. ”Meus parabéns verdadeiros para a cidade, nossa querida capital, a primeira do Brasil, e hoje a terceira maior do país, com quase três milhões de habitante”.
Ele afirma que nos últimos cinco anos, não somente no aniversário, o governo do Estado tem dado alguns presentes para Salvador - cidade que merece muito mais - e cita algumas obras como o Hospital do Subúrbio, a saída do Aeroporto, o Estádio de Pituaçu e, em construção, a Arena Fonte Nova.
“Podem estar certos que, além de tudo isso que eu citei, estamos preparando mais presentes para essa bela capital”.
O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz, e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Saudações,


Edmundo Filho
Coord Rádio Agecom
71 3115-6455

As nossas listas com o abaixo assinado correm toda a região de vento em popa. Hoje recebi mais uma lista completa que chegou do Povoado de Morrinhos, em Várzea da Roça. O povoado mandou pedir outra cópia em branco, pois muitas pessoas ficaram sem assinar. Daqui do blog Bahia de Verdade, os nossos agradecimentos ao povo de Morrinhos, em nome de toda a região.
Queremos festejar o apoio e compreensão pelo projeto que nos demonstrou o Engº Agrônomo Juarez Sena,técnico dos mais respeitados e atuantes da EBDA regional, e figura influente em praticamente todas as decisões tomadas no território e região, festejado pela sua competência e seriedade. O movimento em prol da transposição do Rio São Francisco para as nascentes do Rios Jacuipe e Itapicuru, com certeza, receberá um novo alento se o Dr.Juarez engajar-se à nossa luta. Daqui do blog, agradecemos antecipadamente em nome do povo desta área do semi-árido. Estamos enviando ao amigo Juarez, todas as nossas publicações, assim como cópia do abaixo assinado, para que possa divulgar.

Temos recebido manifestações de apoio e compreensão por onde temos conversado e difundido a idéia do projeto  da transposição nos moldes em que a desejamos. Ao contrário do Nordeste Setentrional, só precisaremos encher os nossos reservatórios regionais, Barragens do França, Morrinhos, São José do Jacuipe, Pedras Altas, uma vez por ano. É pedir muito pouco para a enorme quantidade de benefícios.

Fiquem todos em paz.



Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com


Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.  

sábado, 24 de março de 2012

MULHERES....AH AS MULHERES....PODEROSAS. ELAS TÊM A FORÇA

Oi, minha gente.

Para esfriar um pouco a minha cabeça, quente fervendo o tempo inteiro com essa luta brava que resolvemos abraçar pela nossa transposição, estive lendo a revista Isto É, edição do dia 16 de março de 2012, e entre muitos artigos interessantes , a foto da semana mostra uma oficial da Policia Militar Brasileira , Pricilla de Oliveira entre duas das mulheres mais poderosas do mundo, Michele Obama e Hilary Clinton ( Foto e nota abaixo).





Em outra página, a recém eleita Presidente do TSE, Ministra Carmen Lúcia, orgulho de Minas Gerais, poderosa.
Em outra nota, a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman recebeu na quarta feira , dia 7/3, a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura, para tratar de assuntos do agro-negócio brasileiro.

Rapazes, vamos pensar:

Nossa Presidente Dilma, esbanjando aprovação.....
Sra. Graça Foster........Presidente da Petrobrás.
Sra.Magda Chambriard....Diretora Geral da Agencia Nacional de Petróleo.

Grande porção do dinheiro nacional em boas mãos.

Venho de uma família de mulheres de muita personalidade, que , mesmo em tempos que teoricamente o homem dispunha de maior comando , elas sempre foram uma influencia muito forte e grande na família, e as suas vozes sempre foram muito ouvidas em todas as importantes decisões.

Sem nenhuma demagogia, a minha impressão pessoal é de que as mulheres são mais dedicadas e tenazes na defesa do que realmente acreditam além de serem extremamente cuidadosas com as causas e coisas públicas.

Gostaria que esses ventos de seriedade feminina , que estão se espalhando mais e mais pelo Brasil e pelo mundo, possam também chegar à nossa região e quem sabe, modificar todo um estado de coisas e imprimir mais seriedade e respeito à coisa pública, além de dar um toque de ternura e amor aos projetos pelos menos favorecidos . 

Que venham as mulheres. Com o carinho peculiar às mães e esposas, sem contudo deixarem de ser fortes e poderosas na defesa do que acreditam

Acredito nelas.

Fiquem todos na paz que só nos dá o nosso Deus.. 

Nossa luta pela transposição - 15. A luta se amplia. Novos apoios.

Oi, minha gente.

Estive na quinta feira passada em uma reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura, do CODES-Bacia do Jacuipe, na cidade de Pé de Serra , onde tive o prazer de reencontrar velhos amigos das lutas regionais, como Heraldo do Banco do Nordeste e Elias de Pintadas, e  conhecer companheiros novos  como Lauriano Oliveira, Presidente do  STTR de Pé de Serra, Lamartine Barros, da EBDA de Riachão de Jacuipe, Sílvio Andrade do BNB- Mundo Novo, e mais uma turma jovem e entusiasmada como o jovem Nélio Gomes, coordenador do GT , Neliane Rios, da Assessoria de Comercialização do Codes, reunião proveitosa e bem conduzida pela Jeane, de Pintadas, Articuladora Territorial.
 Diversos temas abordados, todos de grande interesse para a população do território, até que foi nos dada a palavra, solicitada com muita veemência pelo amigo Lauriano, e fizemos a todos os presentes aquela pergunta já bem conhecida pelos leitores do blog e que motivou toda essa luta:  " ALGUÉM AQUI PODE RESPONDER SE EXISTE ALGUMA FONTE CONFIÁVEL, PERMANENTE E SEGURA DE ÁGUA DE BOA QUALIDADE EM NOSSO TERRITÓRIO ?  E EM TODA A NOSSA REGIÃO ? E, naquele ambiente de pessoas preocupadas com o bem comum, lúcidas,como representantes escolhidos por vários segmentos da sociedade civil organizada ou técnicos das diversas empresas públicas ou autarquias, com vasto conhecimento da realidade do semi-árido, NENHUMA PESSOA RESPONDEU QUE CONHECIA OU SABIA. e  a resposta não veio porque na realidade ESSA FONTE NÃO EXISTE EM NOSSA REGIÃO ou, ouso dizer, bem além da nossa região, entrando por esse sertão a dentro.
A partir daí , fizemos uma exposição conceitual sobre o projeto da necessidade da transposição, que evidentemente poderá sofrer modificações a depender de estudos técnicos mais abrangentes, porém , o escopo principal continuará sendo retirar água do Rio São Francisco e trazê-la de algum modo para as nascentes dos Rios Jacuipe e Itapicuru em Morro do Chapéu, para abastecer os nossos açudes regionais, pelo menos uma vez por ano, que nos dará muita segurança ao pensarmos no futuro dos nossos filhos e de toda a região.
São 15 artigos escritos sobre o mesmo tema. Fico buscando na minha mente e no meu coração inspiração para que não caiamos no esquecimento e no ostracismo, buscando novas formas de motivar a comunidade, fazer com que ela se movimente em busca de um futuro mais sossegado e menos sofrido, tendo o bem mais importante para as nossas vidas que é a água.
O Território do Jacuipe, comprometeu-se de nos comunicar a data onde vai ser discutida a questão da água no território, possivelmente ainda no mês de abril próximo. Vamos encher essa plenária de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes dos diversos segmentos da sociedade civil, autoridades de outros poderes, deputados votados ou não na região, enfim, vamos tentar colocar mais vozes e cabeças no movimento.
 O pequeno beija-flor faz a sua parte tentando apagar o incêndio com água do seu bico, porém olha com muita vontade a ajuda dos grandes comandantes das frotas de carros-pipa.


Fiquem todos em paz.



Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.  

quarta-feira, 21 de março de 2012

Nossa luta pela transposição-13 Seca, grandes manchetes e grandes negócios

Oi, minha gente.

Comemoramos hoje o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.................Que água?  Sem água.

A seca , grande campeã de audiência , está em todos os espaços dos meios de comunicação.
Como grande indústria que sempre foi, mobilizando milhões e milhões de reais em ações pontuais paliativas, beneficiando uns e alguns aqui e acolá, parece uma coisa que nunca aconteceu, sofrimento e choro se lavam com a primeira chuva. Pobre sertão.

Publicamos abaixo, mais algumas reportagens , extraídas de conceituados meios de comunicação, que cumprem o seu papel de informar e alertar a todos tanto da situação física dos efeitos da seca em si, como também o que ela motiva na cabeça dos que não possuem sentimentos de solidariedade e nem de respeito aos que sofrem o flagelo, pois aproveitam-se dele.

Vejamos as reportagens:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Seca assola interior da BA e 75 cidades decretam emergência
11 de março de 2012 • 17h44

Na Bahia, 75 municípios estão com situação de emergência reconhecida e decretada pela Defesa Civil estadual por causa da seca. Em Andaraí, município da Chapada Diamantina, região conhecida pela exuberância de rios e cachoeiras, o prefeito Wilson Paes Cardoso (PSB) solicitou decreto de estado de calamidade pública, usado quando um desastre ultrapassa o estágio emergencial. A previsão é de que o período de estiagem se estenda até maio.
Nos municípios de Andaraí, Juazeiro e Castro Alves (nas regiões da Chapada Diamantina, norte do estado e Recôncavo Baiano, respectivamente), a população passa sede, o gado morre pelos pastos e a agricultura familiar amarga perda de até 100%. A seca que castigou a Bahia ano passado, sobretudo na região do semiárido, chegou a 2012 assolando comunidades em quatro regiões do Estado: norte, nordeste, centro-oeste e sudeste.
Até a última sexta-feira, 75 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida. No final de 2011, esse número chegou a 123, o que, entretanto, não significa uma melhora do quadro, pois muitas destas cidades tiveram apenas expirado o prazo médio de 90 dias do decreto, e aguardam avaliação para a prorrogação.
Evidência preocupante é a barragem de Mirorós, que atende a quatro cidades da microrregião de Irecê, com mais de 200 mil habitantes. Segundo informações da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), o volume de água está abaixo de 10% da capacidade desde outubro passado, chegando a um nível de alerta.
No semiárido, região mais afetada, o período seco tende a se estender até maio. "É esperada para os próximos meses uma expressiva redução nos volumes das chuvas na região. Ainda assim, não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, nos meses de março e abril, o que não será suficiente para suprir o déficit registrado nos últimos anos", avalia o coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio.
Calamidade pública
A situação caótica levou o prefeito de Andaraí, na Chapada Diamantina, a solicitar o decreto de estado de calamidade pública, pois, segundo ele, a estrutura municipal é incapaz de sanar ou minimizar as consequências. "Cerca de 70% da zona rural está sem água potável, 65% do pequenos produtores perderam rebanhos e quem conseguiu vender alguma cabeça foi pela metade do preço. Não chove há um ano, praticamente, e tivemos apenas 40 mm de chuva. Temos um ano em estado de emergência", diz Wilson Paes Cardoso.
Segundo Cardoso, apesar da situação de emergência, em um ano o único recurso recebido da Cordec foram R$ 48 mil para cisternas emergenciais. Por Andaraí, onde mais de 7 mil pessoas (55% da população de 14 mil habitantes) vivem na zona rural, passam o rio Paraguaçu e os afluentes Utinga e Santo Antônio. Mas as comunidades não são atendidas por eles, pois "não há tecnologia para captar e levar água à população". A rede da Embasa chega apenas à sede municipal.
A realidade de Andaraí sintetiza um quadro geral que expõe a ausência de uma política efetiva para fazer frente ao histórico período de seca na Bahia. "Ainda somos pegos de surpresa. Falta investir em um sistema de informações sobre os potenciais dos mananciais, sobretudo das águas subterrâneas", diz a diretora do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Joana Angélica da Luz, pesquisadora em recursos hídricos e meio ambiente.
À frente da Cordec, Salvador Brito diz que a solução é chuva: "Não vamos acabar com a seca, mas temos que nos preparar para conviver melhor com ela. E isso não depende só da ação emergencial do Estado." Como alternativa, o governo destaca que investiu ano passado R$ 30,8 milhões na construção de 17.323 cisternas na região do semiárido.


Senador pedirá a ministro ajuda para afetados pela seca na BA
11 de março de 2012 • 14h46 • atualizado às 17h25
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) deve se reunir na segunda-feira com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), para pedir recursos federais a municípios baianos que decretaram situação de emergência pela seca. Segundo informou a assessoria de imprensa do petista neste domingo, ele também pedirá, na Casa Civil, anistia das dívidas de agricultores familiares e agilidade na liberação de recursos do programa Garantia-Safra, voltado a produtores que sofrem perda de safra pela seca ou excesso de chuva.
Conforme a Defesa Civil da Bahia,75 municípios estão em emergência devido à estiagem que afeta o Estado nos últimos meses. A estimativa é de mais de 500 mil afetados.
A assessoria do senador lembrou que ele se reuniu com Bezerra em janeiro, quando o titular da Integração prometeu R$ 35 milhões para os municípios. Pinheiro diz que o valor não é suficiente, uma vez que a seca continua e mais prefeituras decretaram emergência. Segundo o petista, mais de 300 mil agricultores enfrentam dificuldades no Estado com a falta de chuvas.


vc repórter: seca deixa cidade no interior da BA em emergência
08 de março de 2012 • 20h59 • atualizado em 09 de março de 2012 às 10h19

A seca e a escassez de água na zona rural de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, fez com que a prefeitura da cidade prorrogasse o decreto de emergência nesta quinta-feira (8).
O longo período de estiagem tem prejudicado moradores na região do semiárido do munícipio e no distrito de Inhobim. Carros-pipa da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura têm feito o abastecimento de água nessas áreas.
Segundo a prefeitura, o abastecimento emergencial será adotado até que o apoio logístico prestado pelo governo federal, por meio do programa Operação Pipa, seja restabelecido. A água é retirada de um poço tubular e uma cisterna com capacidade para 52 mil litros.
A Defesa Civil do munícipio se reuniu na quarta-feira (7) com moradores da região de Cachoeira das Araras para discutir a situação e para estabelecer medidas para "minimizar os efeitos da seca", segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas



CGU: órgão de combate à seca perde R$ 312 mi com irregularidades
24 de janeiro de 2012 • 08h40 • atualizado às 08h54

Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU), de dezembro de 2011, aponta prejuízos de R$ 312 milhões na gestão de pessoal e em contratações irregulares do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O relatório de 252 páginas revela uma sucessão de pagamentos superfaturados, contratos com preços superestimados e falta de atitude da direção do órgão para sanar as irregularidades. A CGU também aponta "concentração significativa" de convênios para ações preventivas de Defesa Civil no Rio Grande do Norte, estado do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, e de seu padrinho político, o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Os dois negam favorecimento do órgão. As informações são do jornal O Globo.
A auditoria foi realizada no ano passado, depois que as contas do Dnocs foram consideradas irregulares pela CGU por três anos consecutivos (2008, 2009 e 2010). O trabalho apontou prejuízo estimado em obras de R$ 192,2 milhões e contabilizou outro prejuízo de R$ 119,7 milhões em pagamentos indevidos de Vantagem de Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), complemento salarial dado aos servidores. Os auditores também se surpreenderam com o rateio de R$ 34,2 milhões para a execução de convênios entre prefeituras e o Dnocs voltados a ações de Defesa Civil. Elias afirmou que a auditoria não o "intimida" e contestou a responsabilidade pelas irregularidades constatadas. Fernandes reconheceu falhas gerenciais, criadas, segundo ele, por "40 anos" sem concurso público, que fez o número de servidores cair de 6,7 mil para 1,8 mil nos últimos 20 anos

Vejam , minha gente.
Quanto de concreto se faria se todos os recursos fossem aplicados em projetos que proporcionassem soluções definitivas.
Aqui na região lutamos por uma solução definitiva.
Precisamos que o Sr. Governador autorize os ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA  PARA TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO PARA AS NASCENTES DOS RIOS JACUIPE E ITAPICURU , EM MORRO DO CHAPÉU.
Pedimos aos nossos leitores que divulguem a ideia da transposição como também organizem as suas listas com o abaixo assinado ao Sr. Governador ou procurem assiná-las nos pontos determinados pelas diversas prefeituras e câmaras de vereadores, já engajadas ao movimento.
Comuniquem-se conosco pelos contatos abaixo

Os desígnios do Senhor Deus são insondáveis. Oramos para que Ele continue nos dando forças e motivando para esse bom combate, por uma grande causa.

Fiquem em paz.


Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.  

Nossa luta pela transposição-12 A seca enchendo a mídia.

Oi, minha gente.

Novamente, quando o sertão bahiano se debate em aflição, o fenômeno da seca, esse dragão horroroso que pode demorar, mais um dia vem, enche as páginas dos noticiários e é manchete em todos os horários dos jornais televisivos, motivando um corre corre bravo dos órgãos da defesa civil, da classe política em todos os níveis, enfim,  demonstrando o enorme despreparo para a convivência com um evento  que todos sabem sazonal, um milhão de medidas paliativas, um são francisco de dinheiro gasto em ações com quase nenhuma objetividade, quando todos, minimamente instruidos, conhecem a cartilha de cor:

SECA DA FAMILIA : Essa seca é atroz. Remove todos das suas casas quando não mais se tem onde e a quem recorrer. É a seca do êxodo. Qual a solução? Programa eficaz de cisternagem. Não cisternas eleitoreiras ou caridosas de 15.000 litros ( padrão) porém cisternas que possam abastecer uma família durante 2 anos em suas necessidades imediatas de consumo de água. Por exemplo 50.000 litros , com área de captação adequada, para bem aproveitar o tempo das chuvas, que terminam vindo, pois não há mal que nunca se acabe, e isso sabe bem o sertanejo..

SECA DO REBANHO: Em função da capacidade de suporte  de rebanho da propriedade, dimensionar-se aguadas que possuam volume suficiente para matar a sede do rebanho somadas a taxa de evapo-transpiração local. ( Todos os sertanejos sabem quantos litros bebe uma vaca por dia, uma cabra, uma ovelha, até um cachorro e uma galinha.). Programa continuado e eficiente, atendendo prioritariamente a agricultura familiar e aos pequenos e médio produtores.
Além da aguada da propriedade, os município devem localizar pontos adequados para açudes municipais que possam dar suporte às propriedades, em  casos de estiagens prolongadas.
E, o Estado, preocupar-se com uma fonte maior , segura, confiável e de boa qualidade de água que possa estruturalmente  chegar, de alguma forma, aos reservatórios locais. Já tivemos tempo demais para tudo isso.
Temos mil exemplos de locais do mundo que enfrentam galhardamente essas sazonalidades.

SECA DA PRODUÇÃO: Terrível. Sem o feijão, sem o milho, sem a mandioca, sem o capim para o gado, como viver? Vivemos em um semi-árido de terras rasas, muitas vezes com um elevado teor de sal. Engraçado. Depois que a Nicarágua aprendeu com o CEPATSA , em Petrolina, como fazer barreiros de salvação e barragens subterrâneas de pequeno porte ( e de pequeno custo) e inundou a parte mais seca do país com esses projetos, aprendidos com dedicados técnicos brasileiros, a situação dos sertanejos de lá mudou muito. As secretarias municipais de agricultura e as secretarias estaduais, mais poderosas, poderiam criar grandes " pulmões verdes"( já existe a idéia na Bahia), locais de grande acumulação de gramínias e leguminosas forrageiras, também dimensionadas de acordo com o suporte da região para o seu rebanho, e que seriam locais de aquisição de ração a baixos preços, nos momentos de necessidade ou mesmo para o cotidiano. Soluções......muitas.  Cabeças pensantes e inteligentes nos dirigindo......muitas. Então, porque as coisas que realmente resolvem não se encadeiam? Porque todas as ações cessam ao sinal das primeiras chuvas? Difícil de entender.

Publicamos abaixo uma série de reportagens que estão na mídia.  A seca.........grande astro. Rivaliza no momento com o futebol e o Big Brother.

O conceituado blog Bahia Notícias publicou:

Deputado cobra medidas de combate à seca na região de Irecê
O deputado estadual Luizinho Sobral (PSC) pediu que o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, apresente informações sobre o andamento da obra de construção da Adutora do São Francisco -  inclusive processo licitatório, custos e prazo de entrega - por causa da iminência de falta de água em Irecê e microrregiões do centro norte baiano. A construção da primeira etapa da adutora começou em 2010 e, em março de 2011, segundo publicação do site Brumado Notícias, a gerência da Embasa na região anunciou que a obra seria concluída em seis meses. O integrante da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, se sentiu motivado a fazer o pedido por causa das dificuldades enfrentadas pela população de regiões atingidas pela seca. “O Dia Mundial da Água é celebrado mundialmente amanhã (22), entretanto os baianos não têm o que comemorar, afinal, 104 municípios decretaram estado de emergência devido ao flagelo da seca”, lamentou. O parlamentar também solicitou à presidência da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos uma audiência pública para debater as medidas adotadas pelo Governo do Estado no combate à seca em Irecê e microrregiões. O encontro foi marcado para dia 27 de abril.

Também publicou:

Quarta, 21 de Março de 2012 - 22:10

O governador Jaques Wagner assinou, nesta quarta-feira, o Decreto 13.796 que institui o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca. Os trabalhos a serem desempenhados não serão remunerados e o exercício deles será considerado serviço público relevante. O objetivo do comitê é coordenar as atividades desenvolvidas noenfrentamento da seca. Para isso, agirá na indicação de obras e serviços voltados à redução dos danos causados pelo problema, na fiscalização e prestação de assistência às populações e também na articulação com órgãos municipais e federais envolvidos nas ações. A coordenação do comitê ficará a cargo de representantes da Casa Civil. As Secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, de Desenvolvimento Urbano, do Meio Ambiente, de Desenvolvimento e Integração Regional e de Relações Institucionais também vão compor o comitê.


No mesmo noticiário:

Sábado, 17 de Março de 2012 - 10:44
por Samuel Celestino

Com a forte estiagem que atinge o Estado, a seca já se configura como um dos mais graves problemas deste início de ano no interior da Bahia. De acordo com a Defesa Civil, 86 cidades baianas decretaram, até o momento, situação de emergência por conta da prolongada falta de chuvas. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, João Martins, preocupado com a grave situação vivida por produtores e moradores destas regiões, participou de uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília, no último dia 14. O objetivo do encontro, que contou também com a presença de prefeitos, parlamentares e líderes baianos, foi buscar soluções emergenciais para a resolução do problema. Dentre as reivindicações apresentadas pela FAEB, vale destacar: a concessão de créditos de emergência para contratação de serviços, o pedido de compra de ração, transporte de água em carro pipa, abertura de poços e construção de bebedouros, prorrogação de débitos, etc. Em busca de procurar soluções para o problema, também em longo prazo, ainda foi solicitado ao Ministério ações para as regiões que, geralmente, são mais atingidas pela seca, como limpeza e ampliação de aguadas, construção de cisternas de captação e recuperação de lavouras e pastagens


Observem, minha gente.

Todas as medidas solicitadas extremamente úteis para o momento de crise, mas,........todas paliativas.

Temos que gritar e gritar e reclamar. Temos de nos fazer ouvir. PRECISAMOS DE UMA FONTE DE ÁGUA DE BOA QUALIDADE QUE SEJA SEGURA E CONFIÁVEL. E PARA NOSSA REGIÃO ESSA FONTE É O RIO SÃO FRANCISCO.

Hoje já é o dia 22 de março.    DIA MUNDIAL DA ÁGUA.  ÁGUA ....MAIOR BEM DO PLANETA.

Lutemos pela nossa.

Que o Senhor Deus penetre nos corações dos homens e mulheres responsáveis pela condução das nossa vidas e lhes dê discernimento.

Fiquem todos em paz.



Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe. 


terça-feira, 20 de março de 2012

Respondendo a leitores sobre o projeto de transposição.

Oi, minha gente.

Respondendo a dois leitores que se posicionaram contra a transposição.

Em qualquer situação, qualquer mudança no sistema natural de qualquer curso d´água vai gerar  algum tipo de desequilíbrio, de alguma forma, nos diversos ecossistemas  atravessados por ele.

Raciocinem comigo:
- Já existe a barragem de sobradinho e é irreversível.
- As obras de transposição de águas do Rio São Francisco para rios e açudes do nordeste setentrional estão sendo executadas e são irreversíveis.
- A Bahia não possui nenhum benefício gerado por esse projeto
- Possuímos uma grave e urgente necessidade de uma fonte segura e confiável de água de boa qualidade para abastecimento humano e animal em nossa região.
- O que queremos é encher os nossos reservatórios regionais ( Barragens do França, Morrinhos, São José de Jacuipe, Pedras Altas e também  Mirorós) ao menos uma vez por ano, quando a Barragem de Sobradinho libera as suas águas aguardando as enchentes.
- Qualquer transposição de águas entre rios oferece mil pontos de questionamentos sobre vantagens e desvantagens.
- MAS, O DIREITO À VIDA SUPERA QUAISQUER DESVANTAGENS.
- ESTAMOS COM OS OLHOS VOLTADOS PARA O FUTURO.PRECISAMOS DESSAS ÁGUAS.

Não quero que revejam os seus conceitos e pontos de vista, porém, espero que pensem um pouco sobre os riscos que corremos com a continuação desta seca que atravessamos ou qualquer outra situação similar no futuro, em um planeta que de tão molestado pela espécie humana mostra a cada instante o seu desagrado, com os desequilíbrios climáticos que estamos presenciando, diariamente noticiados em tempo real, nos meios de comunicação de todo o mundo.

Deus sabe todas as coisas.

Fiquem em paz.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Nossa luta pela transposição-11 Reportagem do Calila Notícias

Oi, minha gente.

Abaixo publicamos reportagem retirada  do Calila Notícias, conceituado informativo da região sisaleira, sobre reunião que acontecerá em Salvador, amanhã, terça feira , dia 20 de março de 2012, na sede da UPB.

Na pauta, apenas soluções paliativas. Se Deus não tiver piedade de nós sertanejos e a seca atual perdurar por mais quatro a seis meses , os caminhões- pipa podem vir aos milhares para o nosso sertão e dentro de pouco tempo não terão nenhuma fonte de onde carregar água de boa qualidade dentro da  região, para atender ninguem.

Precisamos estimular toda a classe política do semi-árido no sentido de apoiar o projeto de transposição de águas do rio São Francisco para as nascentes dos Rios Jacuipe e Itapicuru-Mirim, ambas próximas á cidade de Morro do Chapéu. SÓ ESSA SOLUÇÃO É DEFINITIVA.

As nossas atividades profissionais nos impedem de comparecer á essa reunião , por só tomarmos conhecimento da mesma na noite de hoje, porém, solicitamos ao Prefeito Gilvan Rios, do município de Baixa Grande, simpatizante da causa da transposição, que comunicasse aos presentes a existência do abaixo assinado e se possível, distribuísse cópia do mesmo aos participantes, informando também o link do blog  Bahia de Verdade , para que eles possam tomar conhecimento do assunto e se acharem a luta justa, levarem cópias aos seus municípios para divulgação e coleta de assinaturas.

Leiam a reportagem: 
OBS; A redação é do Calila Notícias.



Presidente da UPB reúne prefeitos atingidos pela seca
Ja foi anunciado a liberação de R$ 10 milhões pelo Governo Federal, mas só atende os 75 municípios que havia decretado estado de emergência e vem aumentando dia a dia.





Com o objetivo de discutir medidas emergenciais para ajudar os municípios atingidos pela seca, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, conclama todos os prefeitos para uma reunião na próxima, terça-feira (20), na sede da UPB, a partir das 14h. Até o momento 84 municípios já decretaram situação de emergência. Ao todo quase 276 municípios, 47% da população baiana vive na região mais atingida pela seca.

“O governo federal já anunciou a liberação de R$ 10 milhões em recursos. Só que este valor é para contemplar apenas os 75 municípios que tinham decretado estado de emergência até a semana passada. Só que este número aumenta a cada dia. É preciso buscarmos mais recursos e a celeridade na liberação dos mesmos”, afirmou Luiz Caetano.

Confira a relação os municípios que já decretaram estado de emergência:

A relação dos municípios e suas respectivas regiões são:

Bacia do Jacuípe: Baixa Grande, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira.

Bacia do Paramirim: Boquira, Ibipitanga.

Bacia do Rio Corrente: Canápolis.

Chapada Diamantina: Abaíra, Andaraí, Marcionílio Souza, Nova Redenção.

Irecê: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Jussara, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí.

Itaparica(BA/PE) Abaré.

Litoral Norte: Entre Rios.

Médio Rio de Contas: Manoel Vitorino.

Oeste Baiano: Buritirama.

Piemonte do Paraguaçu: Iaçu, Macajuba, Mundo Novo, Rafael Jambeiro, Piritiba.

Piemonte Norte do Itapicuru: Filadélfia, Jaguarari, Ponto Novo, Senhor do Bonfim.

Portal do Sertão: Antônio Cardoso, Feira de Santana, Santanópolis, Santo Estêvão.

Semiárido Nordeste II: Adustina, Fátima, Pedro Alexandre, Sítio do Quinto.

Sertão do São Francisco: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Remanso.

Sertão Produtivo: Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Livramento de Nossa Senhora, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu.

Sisal: Araci, Cansanção, Ichu, Itiúba, Monte Santo, Retirolândia.

Vale do Jiquiriçá: Irajuba, Maracás, Planaltino.

Velho Chico: Barra, Brotas de Macaúbas, Ibotirama, Igaporã, Matina, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos.

Vitória da Conquista: Aracatu, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Mirante, Planalto.



Infelizmente, os cidadãos de Várzea da Roça, meu município, ainda não poderão ser atendidos pela Defesa Civil, uma vez que o gestor local ainda não achou necessária a decretação do estado de emergência.

Vamos ver as medidas e os resultados concretos que advirão dessa reunião.

Que o Senhor Deus dê equilíbrio e visão a todos os participantes e especialmente aumente o já natural dom da oratória e do convencimento de pessoas que possui o Prefeito Gilvan Rios, nessa missão de última hora em Salvador.

Deus sabe de todas as coisas e usa-nos para os seus desígnios.

Permaneçam em paz.



Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe. 

Nossa luta pela transposição- 10 Temos pressa. Problemas no horizonte.

Oi, minha gente.

Continuando a nossa maratona, estivemos hoje na cidade de Capim Grosso, onde fomos recebidos pela Sra. Prefeita Lydia Pinheiro, acompanhada pelo seu Vice-Prefeito Sivaldo Carvalho, ambos altamente receptivos á nossa explanação sobre o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco para os Rios Jacuipe e Itapicuru, pois , além do grande conhecimento das necessidades regionais  e sensibilidade para com os problemas mais agudos que afligem a população, estão, no momento,  já sofrendo a pressão da zona rural para o abastecimento de água e estão também com os olhos voltados para os níveis dos dois grandes reservatórios regionais, que são a Barragem João Durval Carneiro, no Rio de Jacuipe  e a Barragem de Pedras Altas no Rio Itapicuru-Mirim, ambas com níveis de água necessitando de reposição imediata.
A Prefeita Lydia e o vice-prefeito Sivaldo, abraçaram a causa de imediato, comprometendo-se a divulgar e reproduzir as listas do abaixo assinado e dinamizar a coleta de assinaturas, estabelecendo pontos onde a população, se assim o desejar, possa assinar o documento.

Além do compromisso do trabalho, os gestores do município de Capim Grosso também nos colocaram em contato com o Sr. Sione Santos da Rádio Contorno FM, que nos ouviu com atenção e nos prometeu acessar o nosso blog , para familiarizar-se com a matéria e posteriormente abrir um espaço em horário a ser determinado para que possamos explicar á grande rede  dos seus ouvintes todos os detalhes desse grande projeto de dotar a região de uma fonte segura e confiável de água de boa qualidade.

Daqui do blog Bahia de Verdade os nossos agradecimentos em nome do povo do semiárido da Bahia á Prefeita Lydia, ao vice Sivaldo e também ao comunicador Sione Santos da Rádio Contorno FM.

O estado atual das barragens regionais nos preocupa. Na próxima semana visitaremos todas elas e vamos fazer uma análise real da situação em termos de risco de desabastecimento para a população, inclusive, vamos conversar com técnicos responsáveis pelos setores regionais da Embasa, Cerb e Car.

Coloquem os senhores governantes municipais na cabeça que, já ESTAMOS ENFRENTANDO A PIOR SECA DAS ÚLTIMAS DÉCADAS NO ESTADO DA BAHIA  e que isso nos dê forças e perseverança para lutarmos até o limite das nossas forças por uma solução definitiva para obtenção de uma fonte permanente de boa água que, no presente caso atenderá a quase 1.000.000 de bahianos.

Que o Senhor Deus continue orientando os nossos passos na direção de pessoas de boa vontade e realmente interessadas no bem comum.

Fiquem todos com o pensamento voltado para a vitória , que virá da vontade do Senhor Deus, e permaneçam em PAZ.




Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.

domingo, 18 de março de 2012

Flamenguice. Enfim , quem é grande é grande.

Oi, minha gente.

E olhe aí.
Meus amigos torcedores do Vasco ficam posssesssos comigo porque dizem que eu não gosto do Vascão, que o blog persegue o Vascão e outros choros compreensíveis de torcedores apaixonados e frustrados. Mas, vejam se não tenho razão: termina o jogo do Flamengo, sofrido resultado contra um time lutador, 1 X 0 suado, e, depois de conseguirmos o segundo lugar no grupo, nos preparamos para TORCER PELO VASCO....ÉÉÉÉ´,não acreditam?  De novo, ......TORCER PELO VASCO, acreditaram agora? Pois uma derrota do Botafogo deixaria a gente confortavelmente no segundo lugar da nossa chave. E aí vem a decepção: NÃO DÁ PARA CONFIAR NO VASCO. O Fogão foi lá e meteu 3 x 1 no Vasquinho e o nosso Flamengo vai ter de continuar a bater nos adversários do Vasco e ajudá-lo a ganhar a chave.Pergunto: É JUSTO?
Temos, obrigatòriamente de continuar dizendo : Vai prá Portugal, vasquinho.
Prá trapalhões só falta o Dadá (pode ainda jogar nesse time) e Didi assumir, porque Dedé já tem.

Oh noite sofrida.......ahhhhh Vasquinho.    Só prá apaixonado mesmo.

Boa noite,

Nossa luta pela transposição - 9 Novas idéias, novos adeptos.

Oi, minha gente.

Surpresas agradáveis, novas idéias ( e que idéias maravilhosas vão chegando) e importante, novos adeptos de peso, que vão nos dando a confiança e a certeza de que os nossos objetivos iniciais vão se cumprir antes do prazo de 60 dias que estipulamos para entrega ao Sr. Governador Jaques Wagner do abaixo assinado solicitando os estudos de viabilidade técnica para transposição de águas do rio São Francisco para os Rios Jacuipe e Itapicuru com 100.000 ( CEM MIL) ASSINATURAS.  VAMOS LUTAR E CONSEGUIR, MINHA GENTE.

Estivemos ontem na cidade de Mundo Novo, para um evento e aproveitamos a oportunidade para conversar com o Prefeito Luzinar Medeiros, a quem fizemos uma explanação sobre o projeto de transposição, e atingimos de imediato a sabedoria do cidadão consciente e atento ás necessidades não só do povo de Mundo Novo, mas também da região, que prontificou-se de imediato para não só colaborar com a divulgação e coleta de assinaturas, como também para participar da equipe de organização e acompanhamento dos trabalhos, não só nessa fase inicial, como também em futuros desdobramentos, que com certeza ocorrerão.
Luzinar, com a sua visão, também  ofereceu-se a providenciar abrir espaço em rádios locais, onde seremos entrevistados,  para que a população tome conhecimento da matéria e possa se dirigir, se assim o desejar, para os pontos de coleta de assinaturas que serão divulgados pela prefeitura municipal.
 Daqui do blog Bahia de Verdade , os nossos agradecimentos, Prefeito.Esperamos que cheguem de Mundo Novo  cerca de 5.000 assinaturas ou mais, pelo desejo do Senhor Deus.

Estivemos também ontem, sábado, na cidade de Baixa Grande, onde conversamos longamente com o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, sr. Amós Júnior, que ouviu atentamente a nossa explanação e com o seu dinamismo e agitação , tão natural nos jovens políticos, abraçou imediatamente a causa, oferecendo-se para divulgação e coleta de assinaturas para o projeto, além de estar providenciando uma data para que possamos comparecer à Câmara e fazer um a exposição pública aos senhores vereadores do município de Baixa Grande e tentar trazê-los para o movimento, o que para nós é quase uma certeza, pois pela nossa vida de lutas em prol da região, conhecemos de imediato quando estamos lutando o bom combate.
Daqui do blog Bahia de Verdade, os nossos agradecimentos ao sr. Amós Júnior, como também ao vereador Rõmulo, que o acompanhava e que também ouviu com interesse a nossa explanação. Baixa Grande nos dará grandes alegrias, com o seu apoio.

Sobre as idéias maravilhosas( principalmente quando chegam dos arroubos da juventude atuante e pensante), vamos fazer uma retrospectiva ao nosso último mandato como gestor que fomos do município de Várzea da Roça, e na qualidade de membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Comitê do Rio de Jacuipe, organizamos um evento para análise das condições da subbacia, e na preparação do evento, um grupo de jovens varzeanos capitaneados por Wellington Oliveira, percorreu toda a extensão do Rio Jacuipe, desde as suas nascentes  no município de Morro do Chapéu até o ponto onde as suas águas se tornam perenes por influencia do grande lago de Pedra do Cavalo, na junção com o Rio Paraguaçu, de quem é o maior afluente. O trabalho dos jovens chama a atenção primeiro pela  expectativa de resultados em função da inexperiência do grupo para com aquele tipo de trabalho, inexperiência esta  que foi largamente superada pela dedicação, entusiasmo e esforço de todos do grupo e segundo , pela quantidade de informações positivas e negativas do estado geral do curso d'água, seja pelas paisagens belíssimas, seja pelas agressões enormes que sofre no seu leito, atravessando uma região que deveria reverenciá-lo, conservá-lo e respeitá-lo, como a maior fonte  de água para todos.
Êsse trabalho, dos nossos queridos jovens, está sendo enviado ao nosso blog por Wellington Oliveira ( o popular Koréa) e o publicaremos, transmitindo a ideia dos jovens que a transposição é uma necessidade porém deverá vir acompanhada de ações concretas de revitalização e conservação dos rios , além de um grande projeto de estudo e acompanhamento de toda a área a ser beneficiada pelo projeto, visando evitar para sempre a degradação do próprio leito dos rios e  suas margens.

Esperando que essas contribuições enriqueçam e motivem o nosso trabalho, daqui do blog Bahia de Verdade os nossos agradecimentos a Wellington Oliveira, José Renato,Ícaro Vinicius, Alan Araújo  e todos os outros que participaram da " PRIMEIRA EXPEDIÇÃO JACUIPE". Que vocês sejam os grandes motivadores da" SEGUNDA  EXPEDIÇÃO JACUIPE" para análise e comparação de resultados, nestes quatro anos , como também, daremos todo apoio e buscaremos apoio nos órgãos competentes para a organização da "PRIMEIRA EXPEDIÇÃO ITAPICURU", (grande, gostosa e instrutiva aventura) que nos dará um panorama real da situação desse rio tão importante para parcela considerável do semi - árido da Bahia.
 Está aí lançado o desafio.
Vamos organizar , promover, buscar apoio e conhecer a realidade dos rios que, no futuro, com toda certeza , serão importantíssimos para a vida de todos nós.

Que o Sr. Deus continue nos dando estímulo e força para que possamos levar esse projeto até o sucesso final, que serão as obras civis  e a nossa boa água jorrando e correndo pelos nossos dois rios que, na verdade são as grandes veias que irrigam o coração do sertão da nossa querida Bahia.

Que Deus nos abençoe a todos, homens de boa vontade.


Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é  engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB,  ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.