segunda-feira, 19 de março de 2012

Nossa luta pela transposição-11 Reportagem do Calila Notícias

Oi, minha gente.

Abaixo publicamos reportagem retirada  do Calila Notícias, conceituado informativo da região sisaleira, sobre reunião que acontecerá em Salvador, amanhã, terça feira , dia 20 de março de 2012, na sede da UPB.

Na pauta, apenas soluções paliativas. Se Deus não tiver piedade de nós sertanejos e a seca atual perdurar por mais quatro a seis meses , os caminhões- pipa podem vir aos milhares para o nosso sertão e dentro de pouco tempo não terão nenhuma fonte de onde carregar água de boa qualidade dentro da  região, para atender ninguem.

Precisamos estimular toda a classe política do semi-árido no sentido de apoiar o projeto de transposição de águas do rio São Francisco para as nascentes dos Rios Jacuipe e Itapicuru-Mirim, ambas próximas á cidade de Morro do Chapéu. SÓ ESSA SOLUÇÃO É DEFINITIVA.

As nossas atividades profissionais nos impedem de comparecer á essa reunião , por só tomarmos conhecimento da mesma na noite de hoje, porém, solicitamos ao Prefeito Gilvan Rios, do município de Baixa Grande, simpatizante da causa da transposição, que comunicasse aos presentes a existência do abaixo assinado e se possível, distribuísse cópia do mesmo aos participantes, informando também o link do blog  Bahia de Verdade , para que eles possam tomar conhecimento do assunto e se acharem a luta justa, levarem cópias aos seus municípios para divulgação e coleta de assinaturas.

Leiam a reportagem: 
OBS; A redação é do Calila Notícias.



Presidente da UPB reúne prefeitos atingidos pela seca
Ja foi anunciado a liberação de R$ 10 milhões pelo Governo Federal, mas só atende os 75 municípios que havia decretado estado de emergência e vem aumentando dia a dia.





Com o objetivo de discutir medidas emergenciais para ajudar os municípios atingidos pela seca, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, conclama todos os prefeitos para uma reunião na próxima, terça-feira (20), na sede da UPB, a partir das 14h. Até o momento 84 municípios já decretaram situação de emergência. Ao todo quase 276 municípios, 47% da população baiana vive na região mais atingida pela seca.

“O governo federal já anunciou a liberação de R$ 10 milhões em recursos. Só que este valor é para contemplar apenas os 75 municípios que tinham decretado estado de emergência até a semana passada. Só que este número aumenta a cada dia. É preciso buscarmos mais recursos e a celeridade na liberação dos mesmos”, afirmou Luiz Caetano.

Confira a relação os municípios que já decretaram estado de emergência:

A relação dos municípios e suas respectivas regiões são:

Bacia do Jacuípe: Baixa Grande, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira.

Bacia do Paramirim: Boquira, Ibipitanga.

Bacia do Rio Corrente: Canápolis.

Chapada Diamantina: Abaíra, Andaraí, Marcionílio Souza, Nova Redenção.

Irecê: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Jussara, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí.

Itaparica(BA/PE) Abaré.

Litoral Norte: Entre Rios.

Médio Rio de Contas: Manoel Vitorino.

Oeste Baiano: Buritirama.

Piemonte do Paraguaçu: Iaçu, Macajuba, Mundo Novo, Rafael Jambeiro, Piritiba.

Piemonte Norte do Itapicuru: Filadélfia, Jaguarari, Ponto Novo, Senhor do Bonfim.

Portal do Sertão: Antônio Cardoso, Feira de Santana, Santanópolis, Santo Estêvão.

Semiárido Nordeste II: Adustina, Fátima, Pedro Alexandre, Sítio do Quinto.

Sertão do São Francisco: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Remanso.

Sertão Produtivo: Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Livramento de Nossa Senhora, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu.

Sisal: Araci, Cansanção, Ichu, Itiúba, Monte Santo, Retirolândia.

Vale do Jiquiriçá: Irajuba, Maracás, Planaltino.

Velho Chico: Barra, Brotas de Macaúbas, Ibotirama, Igaporã, Matina, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos.

Vitória da Conquista: Aracatu, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Mirante, Planalto.



Infelizmente, os cidadãos de Várzea da Roça, meu município, ainda não poderão ser atendidos pela Defesa Civil, uma vez que o gestor local ainda não achou necessária a decretação do estado de emergência.

Vamos ver as medidas e os resultados concretos que advirão dessa reunião.

Que o Senhor Deus dê equilíbrio e visão a todos os participantes e especialmente aumente o já natural dom da oratória e do convencimento de pessoas que possui o Prefeito Gilvan Rios, nessa missão de última hora em Salvador.

Deus sabe de todas as coisas e usa-nos para os seus desígnios.

Permaneçam em paz.



Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário