segunda-feira, 5 de março de 2012

Nossa luta pela transposição-3

Observem que capricho da natureza. E botem as cabeças para pensar. Sonhar....Sonhar.....Lutar.

Existe um rio, chamado Rio Jacaré, também conhecido como Vereda de Romão Gramacho, que deságua no Lago da Barragem de Sobradinho. Mas, o que nos interessa, é que ele ( olhem no mapa...) passa  bem juntinho da cidade de América Dourada.

A cidade de América Dourada fica, como diz o nosso sertanejo," beííí", bem aí, em relação à cidade de Morro do Chapéu.  Só que é uma altura braba. O Morro está a 1011 metros de altitude. América Dourada está a 666 metros de altitude. Um degrau que não dá prá perna de velho - 345 metros.

Se a gente conseguir perenizar o Rio Jacaré,( Olhe aí CODEVASF, projeto antigo), trazendo uma quantidade suficiente  de água para América Dourada, poderemos bombear essa água para o alto do Morro do Chapéu e aí acabaram-se os problemas. As nascentes do Rio de Jacuipe são praticamente dentro da cidade ( a Embasa que as explora, conhece-as bem), descendo para a cachoeira do Ferro Doido.
As nascentes do Rio Itapicuru- Mirim, são bem próximas, descendo pela vertente da Várzea Nova. Daí em diante, todo o sistema por gravidade.

Não sou engenheiro eletricista, versado em geração de energia, porém acho que a energia que a gente gastar para bombear água de América Dourada para o Morro do Chapéu, pode ser compensada por uma pequena usina hidroelétrica, usando o potencial da queda do Ferro Doido ( parece um projeto maluco?). Pelo mundo afora existem obras muito maiores e mais impressionantes em termos de engenharia e construídas com muita rapidez, com a finalidade de gerar melhoria de qualidade de vida aos seus povos..

O projeto é esse  , minha gente. Aproveitar a época de espera de cheias no Rio São Francisco e, ao menos uma vez por ano, encher todas as nossas barragens, que assim se transformariam em fontes seguras e confiáveis de água.

Deus nos abençoe a todos e nos dê forças para essa jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário