domingo, 18 de março de 2012

Nossa luta pela transposição - 9 Novas idéias, novos adeptos.

Oi, minha gente.

Surpresas agradáveis, novas idéias ( e que idéias maravilhosas vão chegando) e importante, novos adeptos de peso, que vão nos dando a confiança e a certeza de que os nossos objetivos iniciais vão se cumprir antes do prazo de 60 dias que estipulamos para entrega ao Sr. Governador Jaques Wagner do abaixo assinado solicitando os estudos de viabilidade técnica para transposição de águas do rio São Francisco para os Rios Jacuipe e Itapicuru com 100.000 ( CEM MIL) ASSINATURAS.  VAMOS LUTAR E CONSEGUIR, MINHA GENTE.

Estivemos ontem na cidade de Mundo Novo, para um evento e aproveitamos a oportunidade para conversar com o Prefeito Luzinar Medeiros, a quem fizemos uma explanação sobre o projeto de transposição, e atingimos de imediato a sabedoria do cidadão consciente e atento ás necessidades não só do povo de Mundo Novo, mas também da região, que prontificou-se de imediato para não só colaborar com a divulgação e coleta de assinaturas, como também para participar da equipe de organização e acompanhamento dos trabalhos, não só nessa fase inicial, como também em futuros desdobramentos, que com certeza ocorrerão.
Luzinar, com a sua visão, também  ofereceu-se a providenciar abrir espaço em rádios locais, onde seremos entrevistados,  para que a população tome conhecimento da matéria e possa se dirigir, se assim o desejar, para os pontos de coleta de assinaturas que serão divulgados pela prefeitura municipal.
 Daqui do blog Bahia de Verdade , os nossos agradecimentos, Prefeito.Esperamos que cheguem de Mundo Novo  cerca de 5.000 assinaturas ou mais, pelo desejo do Senhor Deus.

Estivemos também ontem, sábado, na cidade de Baixa Grande, onde conversamos longamente com o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, sr. Amós Júnior, que ouviu atentamente a nossa explanação e com o seu dinamismo e agitação , tão natural nos jovens políticos, abraçou imediatamente a causa, oferecendo-se para divulgação e coleta de assinaturas para o projeto, além de estar providenciando uma data para que possamos comparecer à Câmara e fazer um a exposição pública aos senhores vereadores do município de Baixa Grande e tentar trazê-los para o movimento, o que para nós é quase uma certeza, pois pela nossa vida de lutas em prol da região, conhecemos de imediato quando estamos lutando o bom combate.
Daqui do blog Bahia de Verdade, os nossos agradecimentos ao sr. Amós Júnior, como também ao vereador Rõmulo, que o acompanhava e que também ouviu com interesse a nossa explanação. Baixa Grande nos dará grandes alegrias, com o seu apoio.

Sobre as idéias maravilhosas( principalmente quando chegam dos arroubos da juventude atuante e pensante), vamos fazer uma retrospectiva ao nosso último mandato como gestor que fomos do município de Várzea da Roça, e na qualidade de membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Comitê do Rio de Jacuipe, organizamos um evento para análise das condições da subbacia, e na preparação do evento, um grupo de jovens varzeanos capitaneados por Wellington Oliveira, percorreu toda a extensão do Rio Jacuipe, desde as suas nascentes  no município de Morro do Chapéu até o ponto onde as suas águas se tornam perenes por influencia do grande lago de Pedra do Cavalo, na junção com o Rio Paraguaçu, de quem é o maior afluente. O trabalho dos jovens chama a atenção primeiro pela  expectativa de resultados em função da inexperiência do grupo para com aquele tipo de trabalho, inexperiência esta  que foi largamente superada pela dedicação, entusiasmo e esforço de todos do grupo e segundo , pela quantidade de informações positivas e negativas do estado geral do curso d'água, seja pelas paisagens belíssimas, seja pelas agressões enormes que sofre no seu leito, atravessando uma região que deveria reverenciá-lo, conservá-lo e respeitá-lo, como a maior fonte  de água para todos.
Êsse trabalho, dos nossos queridos jovens, está sendo enviado ao nosso blog por Wellington Oliveira ( o popular Koréa) e o publicaremos, transmitindo a ideia dos jovens que a transposição é uma necessidade porém deverá vir acompanhada de ações concretas de revitalização e conservação dos rios , além de um grande projeto de estudo e acompanhamento de toda a área a ser beneficiada pelo projeto, visando evitar para sempre a degradação do próprio leito dos rios e  suas margens.

Esperando que essas contribuições enriqueçam e motivem o nosso trabalho, daqui do blog Bahia de Verdade os nossos agradecimentos a Wellington Oliveira, José Renato,Ícaro Vinicius, Alan Araújo  e todos os outros que participaram da " PRIMEIRA EXPEDIÇÃO JACUIPE". Que vocês sejam os grandes motivadores da" SEGUNDA  EXPEDIÇÃO JACUIPE" para análise e comparação de resultados, nestes quatro anos , como também, daremos todo apoio e buscaremos apoio nos órgãos competentes para a organização da "PRIMEIRA EXPEDIÇÃO ITAPICURU", (grande, gostosa e instrutiva aventura) que nos dará um panorama real da situação desse rio tão importante para parcela considerável do semi - árido da Bahia.
 Está aí lançado o desafio.
Vamos organizar , promover, buscar apoio e conhecer a realidade dos rios que, no futuro, com toda certeza , serão importantíssimos para a vida de todos nós.

Que o Sr. Deus continue nos dando estímulo e força para que possamos levar esse projeto até o sucesso final, que serão as obras civis  e a nossa boa água jorrando e correndo pelos nossos dois rios que, na verdade são as grandes veias que irrigam o coração do sertão da nossa querida Bahia.

Que Deus nos abençoe a todos, homens de boa vontade.


Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é  engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB,  ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário