sábado, 24 de março de 2012

Nossa luta pela transposição - 15. A luta se amplia. Novos apoios.

Oi, minha gente.

Estive na quinta feira passada em uma reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura, do CODES-Bacia do Jacuipe, na cidade de Pé de Serra , onde tive o prazer de reencontrar velhos amigos das lutas regionais, como Heraldo do Banco do Nordeste e Elias de Pintadas, e  conhecer companheiros novos  como Lauriano Oliveira, Presidente do  STTR de Pé de Serra, Lamartine Barros, da EBDA de Riachão de Jacuipe, Sílvio Andrade do BNB- Mundo Novo, e mais uma turma jovem e entusiasmada como o jovem Nélio Gomes, coordenador do GT , Neliane Rios, da Assessoria de Comercialização do Codes, reunião proveitosa e bem conduzida pela Jeane, de Pintadas, Articuladora Territorial.
 Diversos temas abordados, todos de grande interesse para a população do território, até que foi nos dada a palavra, solicitada com muita veemência pelo amigo Lauriano, e fizemos a todos os presentes aquela pergunta já bem conhecida pelos leitores do blog e que motivou toda essa luta:  " ALGUÉM AQUI PODE RESPONDER SE EXISTE ALGUMA FONTE CONFIÁVEL, PERMANENTE E SEGURA DE ÁGUA DE BOA QUALIDADE EM NOSSO TERRITÓRIO ?  E EM TODA A NOSSA REGIÃO ? E, naquele ambiente de pessoas preocupadas com o bem comum, lúcidas,como representantes escolhidos por vários segmentos da sociedade civil organizada ou técnicos das diversas empresas públicas ou autarquias, com vasto conhecimento da realidade do semi-árido, NENHUMA PESSOA RESPONDEU QUE CONHECIA OU SABIA. e  a resposta não veio porque na realidade ESSA FONTE NÃO EXISTE EM NOSSA REGIÃO ou, ouso dizer, bem além da nossa região, entrando por esse sertão a dentro.
A partir daí , fizemos uma exposição conceitual sobre o projeto da necessidade da transposição, que evidentemente poderá sofrer modificações a depender de estudos técnicos mais abrangentes, porém , o escopo principal continuará sendo retirar água do Rio São Francisco e trazê-la de algum modo para as nascentes dos Rios Jacuipe e Itapicuru em Morro do Chapéu, para abastecer os nossos açudes regionais, pelo menos uma vez por ano, que nos dará muita segurança ao pensarmos no futuro dos nossos filhos e de toda a região.
São 15 artigos escritos sobre o mesmo tema. Fico buscando na minha mente e no meu coração inspiração para que não caiamos no esquecimento e no ostracismo, buscando novas formas de motivar a comunidade, fazer com que ela se movimente em busca de um futuro mais sossegado e menos sofrido, tendo o bem mais importante para as nossas vidas que é a água.
O Território do Jacuipe, comprometeu-se de nos comunicar a data onde vai ser discutida a questão da água no território, possivelmente ainda no mês de abril próximo. Vamos encher essa plenária de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes dos diversos segmentos da sociedade civil, autoridades de outros poderes, deputados votados ou não na região, enfim, vamos tentar colocar mais vozes e cabeças no movimento.
 O pequeno beija-flor faz a sua parte tentando apagar o incêndio com água do seu bico, porém olha com muita vontade a ajuda dos grandes comandantes das frotas de carros-pipa.


Fiquem todos em paz.



Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com



Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário